Seguro Patrimonial e Empresarial
O seguro patrimonial protege o segurado contra perdas materiais e financeiras e deve ser especificamente adequado caso a caso. O seguro empresarial é destinado a empresas industriais, comerciais ou de serviços. É considerado um dos produtos mais modernos da indústria de seguros, pois numa única apólice, o empresário consegue proteger a sua empresa contra diversos tipos de riscos. Ou seja, roubo, alagamento, danos elétricos (curto circuito), incêndio, queda de raio, explosão, danos a máquinas e equipamentos, tumultos, vendaval, fumaça, desmoronamento, responsabilidade civil por danos a terceiros, danos por vazamento de produtos, danos ao estoque, entre muitas outras coberturas.
O seguro empresarial, conforme o desenho da apólice, a atividade da empresa, ou ainda pelo tamanho do negócio, se subdivide em três tipos: Apólice Multirisco, Apólice de Riscos Nomeados e Apólice de Riscos Operacionais:
I – Multirisco: também chamado de seguro compreensivo empresarial, é uma apólice onde o contrato, nas suas cláusulas, abrangência e limitações das coberturas, já foi definido pela seguradora. Não há como se negociar os detalhes e termos, sendo um contrato de adesão. Neste caso, o cliente escolhe as coberturas que deseja e os respectivos valores a serem cobertos, que possuem limites máximos e mínimos, conforme o produto de cada seguradora. É o seguro mais barato e que atende muito bem a grande maioria das empresas, no entanto, o cliente precisa conhecer todos os detalhes das “letras miúdas” de cada contrato para evitar surpresas desagradáveis, para comparar os diferentes produtos não apenas pelo preço, e principalmente para conhecer o que está comprando;
II – Riscos Nomeados: aqueles nos quais há clara identificação dos riscos, possibilitando a enumeração (nomeação) dos riscos cobertos, dentre eles, no mínimo, o risco de incêndio. É uma apólice montada onde se negociam cada uma das cláusulas e seus termos, não há limites rígidos e tudo pode ser negociável entre as partes;
III – Riscos Operacionais: aqueles nos quais a complexidade dos riscos inviabiliza sua identificação, com a estipulação de cobertura de Danos Materiais, estruturada na forma all risks, garantindo cobertura para quaisquer eventos de causa externa, inclusive o risco de incêndio, com exceção dos riscos expressamente excluídos. Este produto é o mais caro e geralmente só atende empresas de grande porte.